O Simpósio+Exposição #MUSEUdeMEMES recebeu ao todo mais de quarenta propostas de trabalho, de 65 autores. Somadas às inscrições para as conferências do evento, são mais de 130 inscritos. Desse total, foram selecionados 26 trabalhos, treze para o Seminário Temático Memes e Cultura Política e treze para o Seminário Temático Memes e Cultura Participativa. Nos STs, estão representadas 19 diferentes instituições, das cinco regiões do país.


ST1: Memes e Cultura Política

1ª Sessão (30/5)

Coordenador e debatedor: Viktor Chagas

9h às 13h

 

A “soltura de memes” na prisão de Michel Temer: humor e temáticas predominantes

Rodolfo Silva Marques (Unama) e Bruno Conceição (UFRGS)

 

“O que é Golden Shower?”: A Guerra de Hashtags e a Ressignificação dos Memes no Cenário da Polarização Política Brasileira

Matheus Catrinck (UFRJ) e Pedro Lauria (UFRJ)

 

Bolsonaro esfaqueado: os memes e a violência simbólica por trás das conversações no Facebook

Gabriela de Mello Silva (UFPel), Letícia Schinestsck (UFPel) e Vívian Vieira (UFPel)

 

Os marketeiros do Jair”: Análise dos memes de Bolsonaro sob o olhar populista

Tsai Yi Jing (UFF) e Beatrice Melo (UFF)

 

Elegemos um meme

Vivian Santana Paixão (USP)

 

Humor e argumentação em memes virtuais veiculados em redes sociais digitais

Eudes Gomes Silva (UFPE)

 

Viralizando deslocamentos: características meméticas da produção da página Caneta Desmanipuladora

Maria Cristina Guimarães Rosa do Amaral (UFF)


2ª Sessão (31/5)

Coordenador e debatedor: Viktor Chagas

9h às 13h

 

Imagem e representação: entre imagens pictóricas e a intencionalidade na comunicação política

Dandara Magalhães (UFF)

 

Memes e Charges: aproximações e distinções na esfera do humor político

Silvana Gobbi Martinho (PUC-SP) e Antonio D’agostinho (FESP-SP)

 

Willy Wonka e a democracia: as ironias da internet

Milla Benicio (IFRJ-Niterói) e Augusto Portugal (IFRJ-Niterói)

 

Por que difamam Marielle Franco? Batalha política, fake news e pós-verdade

Gabrielle da Silva Tolotti (UFRGS)

 

WhatsApp Web Como Modelo de Negócio na Estratégia Eleitoral

Gabrielle Granadeiro da Silveira (UFRJ)

 

#EleiçãoSemLulaÉFraude x #MoluscoNaCadeia: Memes no julgamento do Lula e o confronto de enquadramentos por meio do humor

Matheus Baccarin Pereira (UnB)


ST2: Memes e Cultura Participativa

1ª Sessão (30/5)

Coordenador: José Messias
Debatedora: Alessandra Maia

9h às 13h

 

The Zueira Never Ends! – Como estamos estudando memes no Brasil?

Eloy Santos Vieira (Unisinos) e Adriana Amaral (Unisinos)

 

Práticas de consumo: produção e circulação de memes imersos na experiência televisiva

Luiza de Mello Stefano (UFJF)

 

Three reals? Trés reales! San rearu? Questões sobre autoria no YouTube e o meme como estratégia de veiculação de conteúdo

Caio Melo da Silva (UFF)

 

Memes como ferramenta de engajamento na publicidade e propaganda: estudo de caso Masterchef Brasil

Vanessa Grazielli Bueno do Amaral (USC) e Maria Clara Tersi Conceição (USC)

 

Os Memes da Netflix: construção de marca e comunicação nos sites de redes sociais

Mayka Castellano (UFF) e Daniel Rios (UFF)

 

Memes e discurso publicitário sob o foco da intergenericidade

Lara Ferreira do Vale (Mackenzie)


2ª Sessão (31/5)

Coordenador e debatedor: José Messias

9h às 13h

 

Possíveis apropriações  do “jeitinho” brasileiro e da gambiarra em memes políticos: uma análise inicial de memes retratando Jair Messias Bolsonaro

Madianne Nunes (UFS) e Maria Beatriz Filgueiras (UFS)

 

Formação com professores por meio da construção de atividades matemáticas com memes

Andréia Luisa Friske (UFRGS) e Maurício Rosa (UFRGS)

 

O meme Success Kid e a interlocução com o projeto de financiamento coletivo de seu próprio pai

Natalia Dias (UFF)

 

Os memes no seu feed: fragmentos de experiência e memória em rede

Marise Lourenço (UFF)

 

A Linguagem Memética: Educação e o discurso socialmente construído nas Redes Sociais

Andréa Villela Mafra da Silva (Iserj) e Solange Carvalho da Cruz (Iserj)

 

O funcionamento da memória em memes

Andressa Cristina Oliveira da Silva (UFFS)

 

Uma proposta de leitura e análise linguística/semiótica para o gênero meme

Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM) e Betania Elisabete Braga (SEED-PR)