O Simpósio + Exposição #MUSEUdeMEMES conta com a participação de sete conferencistas, que discutem o tema geral do evento A política dos memes e os memes da política.

A programação (ainda sujeita a alterações) conta com os seguintes palestrantes:

 

Ryan Milner é professor associado de Comunicação no College of Charleston. Estuda a expressão cotidiana e a comunicação mediada, avaliando o significado social, político e cultural da interação online. É autor de The World Made Meme e co-autor, com Whitney Phillips, de The Ambivalent Internet.

 
ConferênciaMemes de Conspiração e os problemas da Mídia Participativa

Whitney Phillips é professora de Comunicação e Estudos Retóricos na Syracuse University. Ela é autora de This is Why We Can’t Have Nice Things: Mapping the Relationship between Online Trolling and Mainstream Culture (MIT Press, 2015), que recebeu o prêmio Nancy Baym de melhor livro da Association of Internet Researchers (AoIR). Em 2017, publicou The Ambivalent Internet: Mischief, Oddity and Antagonism Online (Polity Press), em co-autoria com Ryan Milner. Está atualmente trabalhando em um terceiro livro pela MIT Press, intitulado You Are Here: a Field Guide for Navigating Network Manipulation.
 
ConferênciaMemes, Informações Falsas, e Letramento Midiático “pela culatra”: a ascensão do extremismo de direita nos Estados Unidos

Wilson Gomes é professor titular de Teoria da Comunicação na Universidade Federal da Bahia, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas daquela universidade. É graduado, mestre e doutor em Filosofia (Universitas a Scte. Thomae, Roma) e graduado em Teologia (Universitas Gregoriana, Roma). É autor de Transformações da política na era da comunicação de massa (S. Paulo: Paulus, 2004 e 2008), Jornalismo, fatos e interesses (Florianópolis: Insular, 2009), A Política na timeline (Salvador: Edufba, 2014), A democracia no mundo digital (São Paulo: Edições do SESC, 2018), e co-autor, com Rousiley Maia, de Comunicação & democracia: problemas e perspectivas (S. Paulo: Paulus, 2008). É também coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, que envolve a UFBA e mais 19 instituições de ensino superior brasileiras e 23 internacionais.
 
Conferência ‐ Memes na política: entre lacração, atualidade e humor

Gustavo Leal-Toledo é professor da Universidade Federal de São João Del Rei desde 2009, lotado no Departamento de Filosofia e Métodos. Concluiu seu doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde defendeu a tese Controversias Meméticas: a ciência dos memes e o darwinismo universal em Dawkins, Dennett e Blackmore. É mestre em Filosofia pela mesma instituição. E autor de Os memes e a memética: o uso de modelos biológicos na cultura (Filoczar, 2017). Atualmente pesquisa em Filosofia da Mente, Filosofia da Biologia, Filosofia da Ciência, Ceticismo Pirrônico e Filosofia da Religião.
 
Conferência ‐ São os memes MEMES?

Benjamim Picado (UFF) concluiu o doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1998, com uma tese sobre o horizonte lógico da significação na filosofia do Pragmatismo. De 1991 até 2009, foi professor do quadro permanente da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. A partir de 2010, foi integrado ao Departamento de Estudos Culturais e Mídia e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF), no qual passa a coordenar as atividades do Grupo de Pesquisa em Análise da Fotografia e de Narrativas Visuais e Gráficas (GRAFO/NAVI). No período de 2014/2015, foi Associate Fellow Researcher do Centre for Iberian and Latin American Visual Studies, do Birkbeck College, em Londres.
 
Conferência ‐ Do fixo ao plástico, do plástico ao riso: daquilo que a caricatura transfere aos memes

José Messias (UFF) é bolsista de Pós-Doutorado PNPD/Capes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF e integrante do Laboratório de Pesquisa em Culturas e Tecnologias da Comunicação (LabCult/UFF). Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola da Comunicação da UFRJ com bolsa Faperj Nota 10 para realização de projeto de pesquisa sobre customização e compartilhamento de games em comunidades virtuais de redes sociais. Pesquisador visitante na University of Wisconsin-Milwaukee por intermédio do Programa de Bolsa de Doutorado Sanduíche Capes/Fulbright. Atua ativamente tanto na área de quadrinhos, imaginário, representação e mito do herói quanto na de práticas do entretenimento, pirataria, gambiarra e competências cognitivas.
 
Conferência ‐ As gambiarras dos memes: convergência, contágio e entretenimento na cultura digital

Viktor Chagas (UFF/INCT.DD) Viktor Chagas é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF). Foi bolsista de Pós-Doutorado Junior (CNPq) em Comunicação e Cultura pela UFBA, membro associado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD). Doutor em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (Cpdoc-FGV), foi contemplado, em 2014, com o prêmio de melhor tese de doutorado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). É atualmente editor-chefe da Revista Compolítica, periódico científico publicado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Política (Compolítica). É líder do grupo de pesquisa coLAB/UFF, e coordenador do projeto de extensão #MUSEUdeMEMES.
 
Conferência ‐ A política dos memes e os memes da política