O Simpósio+Exposição #MUSEUdeMEMES recebeu ao todo mais de quarenta propostas de trabalho, de 65 autores. Somadas às inscrições para as conferências do evento, são mais de 130 inscritos. Desse total, foram selecionados 26 trabalhos, treze para o Seminário Temático Memes e Cultura Política e treze para o Seminário Temático Memes e Cultura Participativa. Nos STs, estão representadas 19 diferentes instituições, das cinco regiões do país.
ST1: Memes e Cultura Política
1ª Sessão (30/5)
Coordenador e debatedor: Viktor Chagas
9h às 13h
A “soltura de memes” na prisão de Michel Temer: humor e temáticas predominantes
Rodolfo Silva Marques (Unama) e Bruno Conceição (UFRGS)
“O que é Golden Shower?”: A Guerra de Hashtags e a Ressignificação dos Memes no Cenário da Polarização Política Brasileira
Matheus Catrinck (UFRJ) e Pedro Lauria (UFRJ)
Bolsonaro esfaqueado: os memes e a violência simbólica por trás das conversações no Facebook
Gabriela de Mello Silva (UFPel), Letícia Schinestsck (UFPel) e Vívian Vieira (UFPel)
Os marketeiros do Jair”: Análise dos memes de Bolsonaro sob o olhar populista
Tsai Yi Jing (UFF) e Beatrice Melo (UFF)
Elegemos um meme
Vivian Santana Paixão (USP)
Humor e argumentação em memes virtuais veiculados em redes sociais digitais
Eudes Gomes Silva (UFPE)
Viralizando deslocamentos: características meméticas da produção da página Caneta Desmanipuladora
Maria Cristina Guimarães Rosa do Amaral (UFF)
2ª Sessão (31/5)
Coordenador e debatedor: Viktor Chagas
9h às 13h
Imagem e representação: entre imagens pictóricas e a intencionalidade na comunicação política
Dandara Magalhães (UFF)
Memes e Charges: aproximações e distinções na esfera do humor político
Silvana Gobbi Martinho (PUC-SP) e Antonio D’agostinho (FESP-SP)
Willy Wonka e a democracia: as ironias da internet
Milla Benicio (IFRJ-Niterói) e Augusto Portugal (IFRJ-Niterói)
Por que difamam Marielle Franco? Batalha política, fake news e pós-verdade
Gabrielle da Silva Tolotti (UFRGS)
WhatsApp Web Como Modelo de Negócio na Estratégia Eleitoral
Gabrielle Granadeiro da Silveira (UFRJ)
#EleiçãoSemLulaÉFraude x #MoluscoNaCadeia: Memes no julgamento do Lula e o confronto de enquadramentos por meio do humor
Matheus Baccarin Pereira (UnB)
ST2: Memes e Cultura Participativa
1ª Sessão (30/5)
Coordenador: José Messias
Debatedora: Alessandra Maia
9h às 13h
The Zueira Never Ends! – Como estamos estudando memes no Brasil?
Eloy Santos Vieira (Unisinos) e Adriana Amaral (Unisinos)
Práticas de consumo: produção e circulação de memes imersos na experiência televisiva
Luiza de Mello Stefano (UFJF)
Three reals? Trés reales! San rearu? Questões sobre autoria no YouTube e o meme como estratégia de veiculação de conteúdo
Caio Melo da Silva (UFF)
Memes como ferramenta de engajamento na publicidade e propaganda: estudo de caso Masterchef Brasil
Vanessa Grazielli Bueno do Amaral (USC) e Maria Clara Tersi Conceição (USC)
Os Memes da Netflix: construção de marca e comunicação nos sites de redes sociais
Mayka Castellano (UFF) e Daniel Rios (UFF)
Memes e discurso publicitário sob o foco da intergenericidade
Lara Ferreira do Vale (Mackenzie)
2ª Sessão (31/5)
Coordenador e debatedor: José Messias
9h às 13h
Possíveis apropriações do “jeitinho” brasileiro e da gambiarra em memes políticos: uma análise inicial de memes retratando Jair Messias Bolsonaro
Madianne Nunes (UFS) e Maria Beatriz Filgueiras (UFS)
Formação com professores por meio da construção de atividades matemáticas com memes
Andréia Luisa Friske (UFRGS) e Maurício Rosa (UFRGS)
O meme Success Kid e a interlocução com o projeto de financiamento coletivo de seu próprio pai
Natalia Dias (UFF)
Os memes no seu feed: fragmentos de experiência e memória em rede
Marise Lourenço (UFF)
A Linguagem Memética: Educação e o discurso socialmente construído nas Redes Sociais
Andréa Villela Mafra da Silva (Iserj) e Solange Carvalho da Cruz (Iserj)
O funcionamento da memória em memes
Andressa Cristina Oliveira da Silva (UFFS)
Uma proposta de leitura e análise linguística/semiótica para o gênero meme
Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM) e Betania Elisabete Braga (SEED-PR)